Pandemia

Painel de vacinação contra a Covid-19 muda classificação de esquema vacinal completo


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O painel da vacinação contra o coronavírus no Estado irá mudar a classificação de esquema vacinal completo. A partir de agora, para adultos (com 18 anos ou mais), a imunização só será considerada completa para quem recebeu a dose de reforço. Até o momento, a especificação consideradas pessoas com duas doses ou dose única recebidas. No contexto atual, 50% da população adulta é considerada com esquema completo, ou seja, com a dose de reforço recebida no Estado.

Projeto de pesquisa da UFSM recruta pessoas com dor lombar crônica para atividades

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, a intenção é ter uma maior clareza de que, para a população adulta, somente a dose de reforço representa que a pessoa completou o esquema preconizado.

-Queremos ter um conceito que acompanhe o nosso discurso de que para a melhor proteção contra a Covid-19 é necessária a dose de reforço. É uma avaliação dinâmica, pois num primeiro momento, no início da campanha, o esquema completo representava a segunda dose ou dose única, mas hoje isso já mudou - finaliza. 

A mudança é justificada a partir das últimas análises feita pela Secretaria da Saúde, que apontam a expressiva redução das chances de óbito para quem tem a dose de reforço. Conforme o cálculo, um idoso com dose de reforço tem 17 vezes menos risco de óbito por coronavírus quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose. Na população de 40 a 59 anos, há 14 vezes menos chances de morte com a dose de reforço em relação aos não vacinados.

PÚBLICO ADOLESCENTE E INFANTIL

O público abaixo dos 18 anos não será afetado por essa mudança na nomenclatura do esquema. Para os adolescentes de 12 a 17 anos e para as crianças de cinco a 11 anos segue valendo como esquema completo o recebimento de duas doses. Para essas faixas etárias ainda não está prevista a vacinação extra com a dose de reforço.

NOVA DOSE PARA IDOSOS

O painel da vacinação do Estado passa também a trazer a informação da segunda dose de reforço (D4). Atualmente, esse esquema é preconizado para os idosos com 80 anos ou mais, que são estimados em 326 mil no Rio Grande do Sul. Desses, quase 30 mil já fizeram o segundo reforço. Veja quais são os critérios de definição do esquema conforme faixas etárias: 

Adultos (18 anos ou mais)

  • Pelo menos uma dose: uma dose ou dose única
  • Esquema vacinal primário: duas doses ou dose única
  • Esquema vacinal completo: dose de reforço

Adolescentes (12 a 17 anos) e crianças (cinco a 11 anos)

  • Pelo menos uma dose: uma dose
  • Esquema vacinal completo: duas doses

*com informações da assessoria de comunicação da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem 15 casos confirmados de dengue em 2022 Anterior

Santa Maria tem 15 casos confirmados de dengue em 2022

Pronto-socorro do Husm reabre após um mês fechado devido à superlotação Próximo

Pronto-socorro do Husm reabre após um mês fechado devido à superlotação

Saúde